Conheça as ações ambientais realizadas pela Cebrace

Green building

Porque se preocupa com a preservação do meio ambiente e com as futuras gerações, a Cebrace tornou-se a primeira indústria vidreira a ser membra fundadora do Green Building Council do Brasil, organização não governamental cuja missão é incentivar a construção de edifícios verdes projetados para a obtenção do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design – Liderança em Design Energético e Ambiental).

Nossa contribuição para a eficiência energética

Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, foi criado um grupo técnico para o desenvolvimento de procedimentos para a regulamentação do PROCEL EDIFICA. A regulamentação está baseada em procedimentos e indicadores referenciais de análise do consumo energético das edificações, que as classificam segundo níveis de eficiência energética.

A princípio em caráter voluntário, mas posteriormente obrigatório, a Cebrace acompanhou o desenvolvimento desse grupo técnico desde o começo, sempre apresentando características e novas tecnologias em vidro, desenvolvidas para o melhor desempenho energético dos edifícios.

Por um ambiente mais saudável para as futuras gerações

As ações que visam à redução do aquecimento global têm sido amplamente implantadas em diversos países e gradativamente percebemos a maior conscientização das pessoas e das empresas quanto à necessidade de redução da emissão de dióxido de carbono.

A Cebrace tem como compromisso oferecer conhecimento e produtos que ajudem a diminuir o impacto sobre o meio ambiente e também aprimorar cada vez mais seus processos internos com esse fim.

Em um cenário em que 7,9% do total de emissões de dióxido de carbono são geradas pelos edifícios, a contribuição da empresa passa pela divulgação de informações relacionadas, bem como pelo incentivo ao uso de vidros de controle solar nas construções. Além disso, em processo de produção, a Cebrace também investe na redução da emissão de resíduos e na diminuição do desperdício dos recursos naturais envolvidos.

Ações como essas fortalecem o compromisso com a preservação do planeta e com o bem-estar das pessoas.

Como os vidros de controle solar podem ajudar na redução da emissão de CO2?

Segundo pesquisa realizada em 2007 pelo instituto científico holandês TNO, sobre a influência dos vidros de controle solar na eficiência energética e redução de emissão de CO2 nas construções, estima-se que, até o ano de 2020, poderia ser evitada, anualmente, a emissão de até 85 milhões de toneladas de CO2, se o vidro de controle solar fosse amplamente utilizado. Somente com o uso de vidros de controle solar nas edificações, seria possível ultrapassar em 10% a meta de redução de emissão de CO2 pelas construções na Europa.

Sistema de gerenciamento ambiental

A Cebrace possui um Sistema de Gestão ambiental comprometido com a melhoria contínua, assegurando o respeito e conservação do meio ambiente por meio de programas de redução de geração de resíduos, consumo de água, energia elétrica, gerenciando os aspectos e impactos ambientais de seus produtos, serviços e de suas atividades, atuando em programas de prevenção da poluição e atendendo aos requisitos legais ambientais.

Programa de coleta seletiva

A Cebrace tem um sistema interno de coleta seletiva implantado em todas as áreas da empresa que visa à separação prévia de materiais potencialmente recicláveis na área geradora. Cada unidade possui sua Central de Resíduos, que é o local destinado ao armazenamento dos resíduos gerados no processo fabril, como os materiais recolhidos na coleta seletiva, assim como outros resíduos que são previamente segregados de acordo com suas características físicas e químicas, identificados e posteriormente encaminhados à destinação final mais adequada. Por meio de um programa contínuo de visitas periódicas, mantemos rígido controle sobre os possíveis receptores de resíduos, que inclui uma homologação inicial, verificação periódica de seu licenciamento junto aos órgãos ambientais e checagem da destinação final dos resíduos, fechando o gerenciamento da cadeia de circulação dos mesmos. Também são desenvolvidas práticas de logística reversa junto aos fornecedores de cadeias de suprimentos enquadradas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Reutilização dos resíduos industriais

Projetos de reutilização de água, após tratamentos adequados

  • Água descartada do processo de tratamento do efluente sanitário e industrial é utilizada para resfriamento dos gases no filtro eletrostático da linha que provém das câmaras regeneradoras dos fornos, na planta de Jacareí;
  • Água descartada no processo de tratamento de efluentes da fábrica de espelhos e água descartada no processo de purificação de água pelo processo de osmose é reutilizada no processo de produção de vidros float na planta de Caçapava, com capacidade de redução de até 80% da captação nos poços da unidade;
  • Água descartada no processo de tratamento de efluentes sanitário e industrial é reutilizada no processo de produção de vidros float da planta de Barra Velha, com capacidade de economia de 50% da captação total da unidade e do descarte em corpo hídrico.

Projeto de eficiência energética

  • Projetos de melhoria contínua dos indicadores de eficiência do processo float em Barra Velha, como o aumento de rendimento e redução de downtime da linha, contribuindo para a redução de desperdício de energia no processo de fusão do vidro;
  • Substituição da iluminação antiga por lâmpadas LED na planta de Caçapava e Barra Velha, com redução de 72% no consumo de energia para iluminação da unidade;
  • Substituição do parque de ar-condicionado da unidade de Caçapava e Barra Velha por equipamentos de maior eficiência energética, com redução de 52% no consumo de energia para condicionamento de ar da unidade;
  • Operação mais eficiente do forno de fusão de vidro seguindo um estudo de correlação de variáveis de processo e inovação na composição do vidro para otimizar o consumo de combustíveis fósseis na unidade de Barra Velha;
  • Substituição de equipamentos de movimentação de vidro a diesel por veículos elétricos na unidade de Barra Velha, reduzindo a emissão de aproximadamente 30 toneladas de CO2eq/ano no interior da unidade;
  • A Cebrace de Jacareí possui uma caldeira de recuperação em uma de suas linhas de produção que utiliza a energia térmica dos gases gerados no processo de fusão para aquecer os chuveiros da área fabril, o que reduz o consumo de energia elétrica.

Programa de retorno de caco

Todas as unidades da Cebrace reutilizam os resíduos de vidro float proveniente de seus processos internos e também de seus clientes como parte importante de sua matéria-prima. As porcentagens variam de 10% a 50% da composição de matéria-prima, dependendo da unidade e do tipo de vidro sendo produzido. Além de ser importante redutor na utilização de recursos naturais não renováveis, essa utilização também contribui expressivamente na redução do consumo de energia necessária para a produção de vidro float. Cada tonelada de caco reutilizado por hora equivale a uma economia e redução do consumo de 940 KW/h de energia elétrica.

Câmara Regeneradora dos Fornos

Na fusão dos cacos e das matérias-primas, é feita a combustão do ar interno do forno, alternando as chamas entre os seus dois lados com vistas a uma maior homogeneidade do material fundido. Como o ciclo do ar é alternado entre as Câmaras Regeneradoras dos Fornos, o ar aquecido nesse processo tem seu calor conservado pelos tijolos refratários revestidos nas paredes e assim serve para aquecer o ar frio que circula em direção ao forno. Com isso, economiza-se energia para o reaquecimento do ar do forno para combustão.

Certificações

Todas as unidades fabris da Cebrace seguem políticas fortemente comprometidas com a qualidade, o meio ambiente, os clientes, a comunidade e os funcionários, determinadas pelo Sistema de Gestão Integrada (SGI).

  • ISO 9001: Sistema de Gestão da Qualidade;
  • ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental;
  • OHSAS18001: Sistema de Gestão Saúde e Segurança;
  • Certificação voluntária dos produtos float, espelhos e Reflecta Float.

Para proteger e melhorar sua experiência, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao navegar em nosso site, você se declara ciente dessas condições.