23/07/2025

imagem do post imagem do post

Compartilhar artigo

Falar de sustentabilidade é falar de conforto, bem-estar e eficiência energética. No universo da arquitetura e do design, esses conceitos são indispensáveis para criar espaços mais inteligentes e responsáveis.  

 

No artigo de hoje, você vai descobrir como o vidro de proteção solar pode ser um aliado para tornar projetos sustentáveis e auxiliar na conquista dos famosos selos verdes. 

 

Vidro de proteção solar e projetos sustentáveis

 

Vidros de proteção solar são aliados essenciais na busca por eficiência energética. Ao reduzir a entrada de calor, eles ajudam a manter ambientes mais frescos, mesmo durante os dias mais quentes, diminuindo a necessidade de ar-condicionado e, consequentemente, o consumo de energia. Isso traz benefícios tanto para o projeto, quanto para o futuro do planeta.   

 

E tem mais! A seguir, confira outras vantagens desse vidro inteligente.

 

Conforto térmico 

Vidros de proteção solar proporcionam um ambiente mais agradável, mantendo a temperatura interna que favorece o bem-estar dos ocupantes. Eles reduzem a entrada do calor, garantindo que os ambientes fiquem mais frescos mesmo durante os dias mais quentes, diminuindo a necessidade de usar ar-condicionado ou climatizadores.

 

 

Proteção UV 

Esses vidros inteligentes reduzem a entrada dos raios UV, quando usados na versão laminada, preservando a integridade das cores de móveis, tecidos e objetos de decoração por mais tempo.

 

 

Beleza e estética

Com design moderno e funcional, os vidros de proteção solar também contribuem para a estética dos ambientes. Eles proporcionam uma aparência sofisticada, ao mesmo tempo em que controlam a entrada de luz e garantem uma luminosidade natural que valoriza o espaço.

 

 

Dica de ouro

Além dos benefícios já mencionados acima, os vidros de proteção solar são uma excelente ferramenta na conquista de importantes selos verdes. Eles contribuem para pontuar em critérios relacionados ao bem-estar e à eficiência energética, elementos essenciais para a certificação de projetos sustentáveis. Você vai entender melhor como isso acontece no próximo tópico.

 

 

Selos verdes como certificações de sustentabilidade

 

Selos verdes são certificações que avaliam o impacto ambiental de edificações, incentivando práticas construtivas mais sustentáveis. Eles funcionam como um atestado de qualidade ecológica, garantindo que o projeto atende a critérios rigorosos de eficiência energética, conforto térmico, entre outros. Sendo assim, o vidro de proteção solar entra como parte relevante nesse conceito.

 

No Brasil, duas certificações se destacam entre as mais conhecidas: 

 

  • Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pelo Green Building Council, sendo a certificação de edifícios verdes mais reconhecida e utilizada no mundo, adotada em mais de 160 países;
  • Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), desenvolvida a partir da renomada certificação francesa HQE™ e aplicada no Brasil exclusivamente pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, tendo a USP (Universidade de São Paulo) como parceira.

 

 

Quer ficar por dentro de tudo sobre selos verdes, como funcionam e sua relação com os vidros?

 

 

A Cebrace como sua parceira na obtenção de selos verdes

 

Por se preocupar com a preservação do meio ambiente e com as futuras gerações, a Cebrace tornou-se a primeira indústria vidreira a ser membro-fundador do Green Building Council do Brasil.

 

Além disso, o uso dos vidros de proteção solar Cebrace pode contribuir na obtenção de pontos na certificação LEED e nos demais selos existentes.

 

O prédio da sede Cebrace, situado em Jacareí/SP, por exemplo, conquistou o selo LEED Silver. O edifício apresenta a fachada revestida com vidros Cebrace Cool Lite SKN, considerados de mais alta performance na família de vidros de proteção solar Cebrace Cool Lite

 

A obra foi analisada em 9 diferentes áreas em todo o contexto do projeto, sendo:

  • Energia e Atmosfera;
  • Materiais e Recursos;
  • Qualidade do Ambiente Interno;
  • Inovação;
  • Processo Integrado;
  • Terreno Sustentável;
  • Eficiência Hídrica;
  • Prioridade Regional;
  • Localização e Transporte.

 

A escolha do vidro de proteção solar Cebrace Cool Lite SKN 154 foi essencial para a conquista do selo, pois diminui o calor dos ambientes e reduz em até 99% dos raios UV – na versão laminada. O impacto disso? Ambientes mais agradáveis, com iluminação natural abundante e maior eficiência energética, proporcionando um espaço mais confortável e sustentável para quem está dentro.

 

Além de reduzir o consumo de energia, o vidro escolhido possibilitou a integração com a área externa, resultando em mais bem-estar para os usuários da edificação. A transparência ainda propiciou maior entrada de luminosidade natural, outro tópico também observado pela certificadora.

 

 

Vidros de proteção solar Cebrace: de residências a fachadas comerciais

 

Para a Cebrace, toda grande mudança começa com um novo jeito de pensar. Inovar está no nosso DNA. Por isso, produzimos vidros de alta performance, que oferecem conforto, design e eficiência energética para projetos comprometidos com a sustentabilidade.

 

 Seguindo esta premissa, temos a linha de vidros residenciais Habitat by Cebrace, que traz para dentro do seu lar apenas o melhor do sol: o bem-estar e a beleza da luz natural, deixando o calor do lado de fora.

 

Com essa linha, é possível diminuir em até 71% o calor nos ambientes, além de reduzir até 99% os raios UV na versão laminada. Isso pode resultar em até 30% de economia com ar-condicionado e luz artificial. A possibilidade do alcance desses números depende da escolha entre a versão neutra e refletiva.

 

 

 

 

Já a família Cebrace Cool Lite foi desenvolvida para atender às demandas específicas de fachadas comerciais. Afinal, decisões técnicas mais complexas e estéticas arrojadas são requisitos comuns nesse segmento.

 

Os vidros de proteção solar Cebrace Cool Lite são capazes de reduzir em até 80% a entrada do calor, proporcionando um ambiente interno mais confortável e reduzindo a necessidade de uso de ar-condicionado. Essa família apresenta um portfólio completo de produtos para obras comerciais, que vão do essencial à alta performance. Ela está separada em quatro linhas: Cebrace Cool Lite – Linha SK, Cebrace Cool Lite – Linha K, Cebrace Cool Lite – Linha BR e Cebrace Cool Lite – Linha S.

 

 

 

Construir um futuro verde faz parte do DNA da Cebrace

 

Você sabia que somos a primeira indústria vidreira a publicar uma EPD no Brasil? Essa certificação nos permite ter uma visão completa do impacto ambiental de nossas operações, desde a extração da matéria-prima até a disposição final do produto.

 

EPD (Environmental Product Declaration) ou em português DAP (Declaração Ambiental de Produto) é um relatório internacionalmente aceito e publicado. A partir da análise de ciclo de vida dos produtos, esse documento determina as maneiras pelas quais ele impacta no meio ambiente em todas as etapas 

 

Com a EPD, conseguimos comunicar de forma consciente e transparente os nossos impactos ambientais, além de identificar os pontos que precisam de maior atenção e direcionar nossos esforços para a melhoria contínua. Essa transparência é fundamental para que possamos oferecer soluções inteligentes em vidro que contribuem cada vez mais com a sustentabilidade.