A Cebrace te faz um convite: vamos começar hoje a construir o que queremos para o mundo de amanhã?

Sustentabilidade é uma jornada que pode acontecer com um passo de cada vez, e que só faz sentido se for de dentro para fora. Não é preciso um alto investimento ou muito esforço para repensar nossas atitudes e reduzir nosso impacto no meio ambiente.

Para a Cebrace, toda grande mudança começa com um novo jeito de pensar. Inovar está no nosso DNA, por isso produzimos vidros de alta performance que ajudam as pessoas a reduzirem o consumo de energia, com conforto e bem-estar dentro de casas e edifícios de todo o país.

Mas transformar o futuro exige mais que criar produtos inovadores. Para isso, é preciso um ecossistema, em que pessoas sejam atores dessa mudança unidas por um só propósito.

Podemos contar com você nesta missão?
Pensando no futuro, agindo no presente.

Por um ambiente mais saudável para as futuras gerações

As ações que visam a redução do aquecimento global têm sido amplamente implantadas em diversos países e gradativamente percebemos a maior conscientização das pessoas e das empresas quanto à necessidade de redução da emissão de dióxido de carbono.

Em um cenário em que as construções têm uma alta participação nas emissões de CO2, a contribuição da Cebrace acontece em diversas frentes, como: na produção de vidros de proteção solar, que reduzem as emissões de gases poluentes ao diminuírem o consumo de energia das edificações; na divulgação de informações sobre selos verdes e em prol de uma arquitetura mais sustentável; e também no suporte técnico de um time preparado para especificar e orientar sobre o uso de vidros de proteção solar mais adequados para cada projeto, visando performance e conforto.

Além disso, a Cebrace também investe na redução da emissão de resíduos e do desperdício dos recursos naturais envolvidos no processo de produção.

Nosso trabalho é constante para o alcance dos objetivos em 2030:

  • Redução de emissão de CO² – 33% nos escopos 1 e 2;
  • Redução de emissão de CO² – 30% no escopo 3;
  • Redução no consumo de água em 50%;
  • Reduzir o resíduo de produção não recuperado em 80%.

Essas ações fortalecem nosso compromisso com a preservação do planeta e com o bem-estar das pessoas.

Nossa contribuição para a eficiência energética

Por se preocupar com a preservação do meio ambiente e com as futuras gerações, a Cebrace tornou-se a primeira indústria vidreira a ser membro-fundador do Green Building Council do Brasil, organização não governamental com a missão de incentivar a construção de edifícios verdes projetados para a obtenção do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design – Liderança em Design Energético e Ambiental).

O uso dos vidros Cebrace na construção pode contribuir na obtenção de pontos na certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacionalmente reconhecido para avaliar a sustentabilidade dos edifícios. A sua contribuição no projeto pode variar de acordo com o atingimento dos itens das categorias abaixo.

Categorias – LEED v4.1 Contribuição dos produtos Cebrace para créditos LEED Pontos possíveis
Energia e Atmosfera Otimização de performance energética 18
Materiais e Recursos
  • Redução no impacto do ciclo de vida da edificação
  • EPD (Environmental Product Declaration)
  • Fornecimento de matérias-primas
  • Ingredientes dos materiais
11
Qualidade do Ambiente Interno
  • Materiais baixo emissivos
  • Conforto térmico
  • Luz natural
  • Qualidade da vista
  • Performance acústica
9
Inovação Inovação 5

 

Além de contabilizarem pontos em projetos que buscam a certificação LEED, os vidros de proteção solar também pontuam nos demais selos.

Em 2022, o novo prédio da sede Cebrace, situado em Jacareí/SP, conquistou o selo LEED Silver. O edifício apresenta a fachada revestida com vidros Cebrace Cool Lite SKN, considerados os de mais alta performance na família de vidros de proteção solar da fabricante. Além de reduzir o consumo de energia, o vidro escolhido possibilitou a integração com a área externa, resultando em mais bem-estar para os usuários da edificação. A transparência ainda propiciou maior entrada de luminosidade natural, outro tópico também observado pela certificadora.

Nossas metas climáticas não terminam em nossas fábricas. Trabalhamos em toda a cadeia de valor para reduzir o impacto ambiental, otimizando o uso de recursos. Isso se aplica desde a compra de materiais, até a fabricação e transporte. Para nós, sustentabilidade é um pensamento holístico, onde nossos parceiros também desempenham um papel importante. Só existe uma maneira de alcançar grandes coisas: juntos.

E quais os benefícios na utilização de vidros em fachadas?

A fachada é como “a pele” da edificação. Isso quer dizer que ela é responsável por realizar trocas com ambiente externo. Ela exerce um impacto no desempenho energético da edificação, assim como no conforto visual, térmico e acústico para quem está no interior ou nos arredores do projeto.

As condições de vida no interior das edificações têm um impacto direto na saúde e bem-estar dos ocupantes, considerando o fato de que nós passamos mais de 90% do nosso tempo dentro dos ambientes.

Por isso, ao optar por vidros de alta performance, é possível obter: integração com a área externa com proteção solar, favorecendo o bem-estar ao minimizar a sensação de confinamento; mais luminosidade natural; redução da entrada de calor; conforto acústico; design diferenciado; proteção contra raios UV.

Nesse sentido, uma visão abrangente deve ser levada em conta para equilibrar os vários parâmetros e maximizar o conforto e bem-estar dos ocupantes sob a orientação de profissionais especializados. De acordo com a IEA – International Energy Agency, em 2020, a construção e operação de edifícios foi responsável por 36% do consumo de energia no mundo, e 37% das emissões de CO2 no mundo.

Considerando este cenário, a utilização de produtos mais sustentáveis nas construções, e que colaboram para a redução de emissão de CO2 ao longo da vida útil da edificação são materiais que devem sempre estar em pauta.

Na Cebrace , temos um portfolio de produtos que permitem o conforto e bem estar dos usuários – maior entrada de luz e proteção de calor em uma variedade de cores e aspectos.

ACV e EPD dos Produtos

Além de nossas soluções contribuírem na eficiência energética das edificações e bem-estar de seus ocupantes, a Cebrace, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade de forma transparente, foi a primeira usina vidreira a obter a ACV (Análise do Ciclo de Vida) e EPD (Environmental Product Declaration) ou em português DAP (Declaração Ambiental de Produto) de seus produtos.

A análise do ciclo de vida (ACV) ou Life Cicle Assessment (LCA) é um método para produzir uma imagem geral do impacto ambiental que pode ocorrer durante a vida útil de um produto. Passo a passo, o impacto ambiental das matérias-primas e fabricação de produtos de construção é calculado, até a etapa final e a reciclagem.

A Declaração Ambiental de Produto (DAP ou EPD), por sua vez, é um relatório internacionalmente aceito e publicado. A partir da análise de ciclo de vida dos produtos, esse documento determina as maneiras pelas quais ele impacta no meio ambiente em todas as etapas, com a adição de outras informações indicadas na norma ISO14025 e validada por uma terceira parte acreditada como organização de certificação de EPD.

A Cebrace possui EPD do vidro Float, Vidro metalizado online, Vidro metalizado offline e Vidros Habitat

Conheça as EPDs da Cebrace:

Vidro Incolor e Colorido Float
https://www.environdec.com/library/epd6326

Vidro metalizado online: Cebrace Reflecta e Cebrace Reflex
https://www.environdec.com/library/epd6327

Vidro metalizado offline: Cebrace Cool Lite Linha S, Cebrace Cool Lite Linha K, Cebrace Cool Lite Linha SK, Cebrace Cool Lite Linha BR
https://www.environdec.com/library/epd6328

Vidros Habitat
https://www.environdec.com/library/epd6329

Nossas Certificações

Todas as unidades fabris da Cebrace seguem políticas fortemente comprometidas com a qualidade, o meio ambiente, os clientes, a comunidade e os funcionários, determinadas pelo Sistema de Gestão Integrada (SGI).

  • ISO 9001: Sistema de Gestão da Qualidade;
  • ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental;
  • OHSAS18001: Sistema de Gestão Saúde e Segurança;
  • Certificação voluntária dos produtos float, espelhos e Reflecta Float.

Sustentabilidade de dentro para fora: Iniciativas Cebrace

A Cebrace apresenta um Sistema de Gestão Ambiental comprometido com a melhoria contínua, assegurando o respeito e conservação do meio ambiente a partir de programas de redução de geração de resíduos, consumo de água e de energia elétrica. Nesse programa, são gerenciados os aspectos e impactos ambientais de seus produtos, serviços e de suas atividades, atuando na prevenção da poluição e atendendo aos requisitos legais ambientais.

Uma das iniciativas é a coleta seletiva implantada em todas as áreas da empresa visando a separação prévia de materiais potencialmente recicláveis na área geradora.

Cada unidade possui sua Central de Resíduos, que é o local destinado ao armazenamento dos resíduos gerados no processo fabril. Os materiais recolhidos na coleta seletiva, assim como outros resíduos que são previamente segregados de acordo com suas características físicas e químicas, são identificados e posteriormente encaminhados à destinação final mais adequada.

Por meio de um programa contínuo de visitas periódicas, é mantido um rígido controle sobre os possíveis receptores de resíduos, que inclui uma homologação inicial, verificação frequente de seu licenciamento junto aos órgãos ambientais e checagem da destinação final dos resíduos, fechando o gerenciamento da cadeia de circulação dos mesmos.

Também são desenvolvidas práticas de logística reversa junto aos fornecedores de cadeias de suprimentos enquadradas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Veja algumas das iniciativas que envolvem desde a produção do vidro até a operação como um todo e demonstram a preocupação da Cebrace com um processo mais limpo e o meio ambiente:

Projetos de reutilização de água, após tratamentos adequados:

  • Água descartada do processo de tratamento do efluente sanitário e industrial é utilizada para resfriamento dos gases no filtro eletrostático da linha que provém das câmaras regeneradoras dos fornos, na planta de Jacareí;
  • Água descartada no processo de tratamento de efluentes da fábrica de espelhos e água descartada no processo de purificação de água pelo processo de osmose é reutilizada no processo de produção de vidros float na planta de Caçapava, com capacidade de redução de até 80% da captação nos poços da unidade;
  • Água descartada no processo de tratamento de efluentes sanitário e industrial é reutilizada no processo de produção de vidros float da planta de Barra Velha, com capacidade de economia de 50% da captação total da unidade e do descarte em corpo hídrico.

Projetos de eficiência energética:

  • Projetos de melhoria contínua dos indicadores de eficiência do processo float em Barra Velha, como o aumento de rendimento e redução de downtime da linha, contribuindo para a redução de desperdício de energia no processo de fusão do vidro;
  • Substituição da iluminação antiga por lâmpadas LED na planta de Caçapava e Barra Velha, com redução de 72% no consumo de energia para iluminação da unidade;
  • Substituição do parque de ar-condicionado da unidade de Caçapava e Barra Velha por equipamentos de maior eficiência energética, com redução de 52% no consumo de energia para condicionamento de ar da unidade;
  • Operação mais eficiente do forno de fusão de vidro seguindo um estudo de correlação de variáveis de processo e inovação na composição do vidro para otimizar o consumo de combustíveis fósseis na unidade de Barra Velha;
  • Substituição de equipamentos de movimentação de vidro a diesel por veículos elétricos na unidade de Barra Velha, reduzindo a emissão de aproximadamente 30 toneladas de CO2eq/ano no interior da unidade;
  • A Cebrace de Jacareí possui uma caldeira de recuperação em uma de suas linhas de produção que utiliza a energia térmica dos gases gerados no processo de fusão para aquecer os chuveiros da área fabril, o que reduz o consumo de energia elétrica.
  • Operação mais eficiente do forno de fusão de vidro seguindo um estudo de correlação de variáveis de processo e inovação na composição do vidro para otimizar o consumo de combustíveis fósseis na unidade de Barra Velha;
  • Substituição de equipamentos de movimentação de vidro a diesel por veículos elétricos na unidade de Barra Velha, reduzindo a emissão de aproximadamente 30 toneladas de CO2eq/ano no interior da unidade;

Programa de retorno de caco:

Todas as unidades da Cebrace reutilizam os resíduos de vidro proveniente de seus processos internos e também de seus clientes como parte importante de sua matéria-prima, e que possui papel crucial na circularidade econômica, através da logística reversa. As porcentagens variam de 10% a 70% da composição de matéria-prima, dependendo da unidade e do tipo de vidro sendo produzido. Além de ser importante redutor na utilização de recursos naturais não renováveis, essa utilização também contribui expressivamente na redução do consumo de energia necessária para a produção de vidro.

Câmara Regeneradora dos Fornos

Na fusão dos cacos e das matérias-primas, é feita a combustão do ar interno do forno, alternando as chamas entre os seus dois lados com vistas a uma maior homogeneidade do material fundido. Como o ciclo do ar é alternado entre as Câmaras Regeneradoras dos Fornos, o ar aquecido nesse processo tem seu calor conservado pelos tijolos refratários revestidos nas paredes e assim serve para aquecer o ar frio que circula em direção ao forno. Com isso, economiza-se energia para o reaquecimento do ar do forno para combustão.

Frota movida a gás natural

A Cebrace também iniciou o processo de migração gradual da frota de caminhões que se utiliza de diesel como combustível para o gás natural, e que resulta em redução das emissões de CO2 em torno de 15%. O objetivo é que em 2030 100% da frota já se utilize de combustível verde.